Olá, tudo bem? Eu me chamo Jean Soueth, criador do canal e blog O Eletricista, e hoje iremos falar um assunto que ainda gera dúvidas e custo financeiro para as pessoas na queima de eletrodoméstico por não saber essa diferença.
No Brasil existe dois tipos de tensão a 220V (monofásico e bifasico) e 1270V. A maior parte do país utilizá 220V como mostra a figura abaixo.

Como podem ter repadoro, no sudeste predomina a tensão e 127V, já nordeste e no sul e predominante a tensão de 220V. Na região do centro-oeste, principalemnte nos estados de Goais e Brasília só é utilizada 220V. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e os estados do norte você só irá encontrar em motéis e hotéis.
Por que alguns estados e 127V ainda e outros 220V?
No passado, nosso país não tinha estabelecido um padrão para a tensão nas tomadas e muitas empresas que vieram do exterior e tomaram conta de determinadas regiões estabeleceram um padrão próprio de sistema elétrico.
Vantagens e Desvantagens tensão 127V e 220V
A grande vantagem de se utilizar sistemas 220V para distribuição em residências e o custo dos transformadores de potência, pois o custo e bem menor para as concecionarias de energia elétrica, tanto para distribuir quanto para transmitir eletricidade.
Já em 127V o grande fator sem dúvida nenhuma o fator e a segurança do cliente, pois a chance se sobreviver e ter sequelas baixas em uma descarga de 127V e muito maior do que 220V.


Como Saber qual tomada e 127V e 220V
Visualmente algumas tomadas 220V são vermelhas, caso ocorra que elas também sejam brancas como a figura abaixo, a etiquetaçao e necessária.

Você saber através da medição dos cabos, utilizado a chave detectora de tensão ou multimetros que auxiliam na medição a tensão e por fim uma caneta detectora e tensão, que iria emitir um som e/ou acender seu led no final da caneta ao dectar o cabo que está passando energia, a fase. Onde em tensão 127V e um cabo fase e outro neutro, como ocorre o mesmo em tensão 220V monofásico. Já em 220V bifasico os dois cabos são fase.

O que acontece se ligar um equipamento em tensão errado?
Se ligar um equipamento de 220V em uma tomada 127V, três coisas podem acontecer. O aparelho não deveria ligar devido a uma tensão inferior, se o aparelho ligar irá funcionar com uma potência baixo, parecendo fraco as vezes é por fim o aparelho não funcionará corretamente.
Se ligarmos um aparelho 127V em uma tomada 220V irá queimar imediatamente pela sobrecarga e tensão ou pode funcionar em um curto período de tempo, mas pela potência ser muito grande e também irá queimar, podendo acarretar em um grave acidente.
E com isso finalizo esse post, o que achou? comentem, e lembrem-se não não for seguro não faça e chama um eleteicista treinado e capacitado. Um Abraço.